10 de mai. de 2009

Objeto Interativo

Enfim, termina! O projeto do objeto estressativo, isto é, interativo levou um mês de sofrimento, mas já acabou... agora que minhas forças voltaram e eu posso ligar o computador de novo, seguem abaixo os resultados:

Disso.... ...Para isso!!















Minha idéia permaneceu a mesma ao longo de todo o processo: criar um objeto que atendesse tanto a propósitos de enfeite como de sinalização (algo relacionado com ambiente display). Meu primeiro objeto (a caixinha de brinco antenada aí da esquerda) foi extremamente simples, feito às pressas quando tudo mais d eu errado. Sem qualquer circuito, não passava de uns fiapos de fibra óptica ligados a uma luzinha de três cores de festa de quinze anos. Dependendo do buraco onde estava a fibra, a luz saía azul, vermelha, ou amarela (em teoria).
A idéia parecia boa demais para parar em algo tão tosco, por isso eu decidi seguir em frente. A fibra óptica era uma boa opção, mais suave que o led, por isso a manti ve. Só que o objeto cresceu vários centímetros e agora conta com quatro lâmpadas separadas, ligadas em paralelo entre si e em série com sensores de presença, posicionados nas "janelinhas" de baixo. Dependendo da posição em que nos aproximamos, a fibra pode ficar branca, amarela, azul, vermelha ou até rosa! (a azul e a vermelha simultaneamente). Agradecimentos especiais à minha mãe por me ajudar a ligar os circuitos (nada quebrou ainda!). As lâmpadas foram vedadas por um cone de papel paraná forrado, por dentro, com papel alumínio, para refletir a luz e convergi-la toda para o alto (onde estava a base da fibra óptica).
Mesmo que alguns tenham achado muito trabalho para pouco, um projeto sem muita ambição, com custo alto em relação ao benefício, bleh, bleh, bleh, a questão é que todo o pessoal de casa se apegou a essa coisinha, e ela agora fica na sala para diversão de todos.
Mais fotos:
Minha caixinha de brinco ligada (se você conseguiu ver uma luzinha vermelha leve, parabéns)











Hehe...bola de fogo! (aumentando a potência)














Cris Gibson C. Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário